quinta-feira, 20 de maio de 2010

O ser humano religioso: um ser de buscas ou em buscas?

O ser humano tem sede do conhecimento, por isso, sempre estará buscando informações sobre o Transcendente. " Assim como cervo anseia pelas correntes das águas, a minha alma anseia por ti".
O olhar de ontem, os novos olhares sobre o mundo e o conhecimento, abrem espaços para uma nova visão e compreeensão do Universo. A natureza, o mundo, e o cosmo passam a ser compreendidos como portadores de linguagens diferenciadas.
O ser humano constitui-se pessoa na relação "EU-TU"(buber, 1982) com outros humanos e com os demais componentes ambientais.
A busca do ser humano de relacionamentos com o sagrado pode ser constatada nos inúmeros elementos culturais, como festividades, edificações, textos e monumentos, entre outros que se manifestam como referênciais de fé presentes no mundo. A arqueologia e a Antopologia tem ajudado muito.
A história mostra que a presença da religiosidade em diferentes culturas desde tempos imemoráveis, tanto sob a forma de elementos de crescimento pessoal e de encontro interpessoais como de agentes de propagação ideológica e de justificativa de poder. Pense !

Um comentário:

  1. "O ser humano tem sede do conhecimento..."

    É verdade vejo isto em você proprio, pois está mto empolgado com o blog e aprendendo a mecher nele! Acho muito legal isto. abraços silas

    ResponderExcluir